O Pecado de um só derrota toda uma Nação

Personagem:
Acã. Ele era um descendente de Esaú e o seu nome significa: a mais grave perturbação.

Quando Josué começou a conduzir Israel para a nova terra, eles atravessaram o rio Jordão durante o tempo de cheias. Passaram no chão seco com uma parede de água sobre eles como a que tinham atravessado no Mar vermelho. 

Deus os instruiu a marchar em volta da grande cidade de Jericó. Essa cidade não poderia ser abatida por forças militares, mas Deus a deu a eles sem sequer uma pequena batalha. Os muros caíram, os israelitas entraram, mataram o povo perverso e se apossaram do tesouro da cidade.

Deus disse-lhes que o tesouro era sagrado a Ele, porém para eles era amaldiçoado. A ordem era que não tocassem em nada.Deus tinha seus critérios.

E como sempre acontece havia um homem que não queria obedecer a Deus. O nome desse homem era Acã. Ignorando o aviso de perigo (não toquem em nada), tomou posse de uma bela capa babilônica, 200 moedas de prata e uma cunha de ouro que pesava o equivalente a 50 moedas de ouro.

O pecado da cobiça o levou a se apossar dessas coisas e as escondeu na terra, no meio de sua tenda,ou seja, dentro de sua casa. Seguramente pensou que ninguém saberia sobre isso,mas Deus o sabia.
Relembremos o que está escrito em Pv 15.3: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons”.

Por causa do pecado de Acã, Deus julgou a todo Israel. Por um, todos pagam. Uma laranja doente pode adoecer todas as outras.

O exército israelita marchou contra uma segunda cidade a fim de conquistá-la, uma cidade muito menor e muito mais fraca que Jericó, chamada Ai. Para quem tinha colocado abaixo os muros da poderosa cidade de Jericó, jamais poderiam imaginar que uma pequena cidade pudesse oferecer resistência.

Entretanto, Deus não os abençoou dessa vez e fugiram de diante dos seus inimigos e 36 israelitas foram mortos. Josué combalido por esta imprevisível derrota pôs sua face no chão para orar. Deus disse-lhe para levantar-se porque Israel não seria abençoado até que um pecado escondido fosse identificado e resolvido.

Josué então reuniu Israel pelas tribos e famílias até que Deus revelasse quem era o culpado.Quando Acã foi descoberto, confessou a extensão do seu pecado e disse-lhes onde estava o tesouro. Seguindo a direção de Deus, Josué teve que punir Acã, Ele não era pobre e sim muito bem de vida, pois possuía bois, jumentos e bens.

Veja os prejuízos causados pelo pecado desse homem:
· Israel foi derrotadona batalha contra Ai, morrendo 36 homens.
· Ele foi apedrejado até a morte
· Sua esposa foi apedrejada
· Seus filhos e filhas também foram apedrejados até a morte.
· Todos os seus animais foram apedrejados até a morte
· Tudo foi realizado no vale de Acor e depois os queimou, juntamente com todos os seus bens. Seus móveis serviram para o fogo.

Sua preciosa família e tudo isso foi queimado, devido o seu pecado. Deus usou essa forte medida para mostrar ao povo o quão terrível era o pecado e os seus grandes efeitos. Acã ao levar o que era proibido para dentro de sua tenda contaminou toda sua família e estendeu a maldição até aos seus animais, levando a morte também a 36 soldados do exército de Israel.

Oque teria uma inocente esposa, filhos, filhas, ou até uma vaca de leite a ver com isso? Ou mesmo um cavalo, um cachorro, um gato ou uma simples galinha?

O pecado não respeita fronteiras ou limites. Em sua ordem de levar a morte e destruição ele é um servo obediente e cumpre o seu terrível mandato. Deus deu uma estratégia a Caim(e para nós também), dizendo-lhe: “cumpre a ti dominá-lo”. É possível exercer o domínio sobre este mal.

Depois que o pecado foi expurgado, Israel foi de encontro a Ai e agora sim, obteve uma grande vitória. Pensemos então: o pecado de um homem destruiu sua própria vida, a de sua esposa, a de seus filhos, talvez de netos e de todos os seus animais.

Será que vale a pena ceder espaço para o maldito pecado?
Trave uma batalha contra os malditos aguilhões do pecado e domine-o!



Autor: Pr. Epaminondas M. Pinho