Personagens:
Hofni e Finéias (filhos do sumo-sacerdote Eli) - I Sm 2.12-36.
Eles operavam o sacerdócio em Israel, debaixo da cobertura espiritual do pai Eli, que era o sumo sacerdote da época. Segundo a Bíblia os dois irmãos cometeram pecado diante do Senhor. Quais os pecados que Hofni e Finéias cometeram diante do Senhor como sacerdotes? Quais as conseqüências que colheram para si e para a nação?
Os seus pecados são descritos assim pela Bíblia:
1. Desprezavam a oferta do Senhor – (v. 17). Quando alguém do povo trazia a oferta para oferecer a Deus, eles, por meio de seus servos, pegavam as melhores partes da carne, incluindo a gordura, estando a carne ainda crua (v. 13-16). As partes nobres da carne, incluindo a gordura eram exigências da lei para ser queimada diante do Senhor. Eles tomavam para si a parte que era de Deus e não se contentavam com a parte que Deus reservou para eles (o peito e a coxa), conforme a lei para os sacerdotes. Com este ato eles pecaram terrivelmente contra Deus e fizeram com que muitos israelitas passassem também a desprezar a oferta do Senhor.
2. Eles cometeram imoralidade sexual – (v. 22). Era comum o serviço prestado por algumas mulheres na porta da tenda da congregação. Não havia problema nesse serviço, porém o fato é que Hofni e Finéias estavam mantendo relações sexuais com aquelas mulheres. Eles cometeram o pecado do adultério e da prostituição e isso durante o serviço do culto a Deus. Provavelmente eles absorveram dos vizinhos cananeus a prática pagã da prostituição cultual, algo abominável aos olhos do Senhor. Eram prostitutos cultuais dignos do castigo de Deus.
3. Eles fizeram transgredir o povo do Senhor – O próprio Eli reconheceu isso (v. 24). Com o seu mau procedimento Hofni e Finéias conduziram o povo do Senhor no caminho da desobediência. Motivados por eles, seus moços, as mulheres que serviam na porta da tenda pecaram e todo o povo passou a desprezar a oferta do Senhor. Era, pois, mui grande o pecado deles diante do Senhor e de todo Israel. O Deus Santo não haveria de tolerar tamanha maldade no meio do seu povo. O salário sobre tamanho pecado já estava depositado e eles o receberiam, com toda a certeza.
Avaliem o salário recebido pelos pecados acima descritos, praticados pelos sacerdotes Hofni e Finéias, filhos do Sumo-sacerdote Eli:
· Deus amaldiçoou toda a geração de Eli
· Deus não falava mais com a nação
· As visões do Senhor não mais eram freqüentes
· Israel sai para a primeira batalha contra os filisteus e são derrotados
· Na segunda batalha sofre outra derrota e 30.000 homens morrem
· A Arca de Deus é tomada pelos inimigos
· Hofni e Finéias, os dois que provocaram tudo isso, são mortos na batalha
· Eli, já velho e cego, ao saber das notícias, cai de costas em uma cadeira, quebra o pescoço e morre
· A mulher de Finéias estava grávida e ao saber da morte do marido tem dores de parto e dá a luz seu filho
· O filho leva o nome de “Icabô”, quer dizer, “foi-se a glória de Israel”, dado pela mãe antes de morrer.
Tudo isso aconteceu para recompensar dois sacerdotes ordinários que resolveram brincar com o pecado. Eles, Hofni e Finéias, tinham tudo para deixar uma boa marca na história de Israel. Poderiam entrar para a galeria dos heróis da fé, porém por meio dos seus atos entraram para a geleira dos malditos do pecado.
Será que vale a pena aventurar-se pelas sendas do pecado?
Sabendo que o “o salário do pecado é a morte” compensa correr tamanho risco?
Porque tantos cometem loucura sabendo do alto preço cobrado pelo pecado?
Autor: Pr. Epaminondas M. Pinho